Cultura

Tênis a fio

 Ando bem rápido pelas ruas igual minha mãe, quase não percebo vitrines ou qualquer outra coisa que estejam no meu caminho. Ando com pressa.

 Hoje pela manhã, indo trabalhar, fui pelo caminho de costume com os meus passos rápidos. O semáforo abriu para os carros. Sempre impaciente, olho para o semáforo esperando a cor vermelha quando percebo um par de tênis pendurado no fio. Fico olhando.

  O vermelho acende e eu atravesso. Percebi que meu andar diminuíra, pois eu pensava naqueles tênis pendurados balançando tímidos ao vento.

  Quem faria aquilo? Por quê?

  Isso sempre me intrigou, já vi outras vezes quando criança. “Mãe, por que tem tênis pendurado no fio?”, perguntava sempre curiosa. “Devem ter jogado para pegar pipa”, ela respondia qualquer coisa sem paciência esperando que eu parasse com as perguntas. 

  Todos os dias olhava aqueles tênis e não conseguia obter qualquer resposta que me convencesse do motivo de estarem lá.

  Passaram alguns dias e aquele momento no farol eu pensava no par de tênis. Todos os dias. 

  Uma certa tarde sai para tomar um café no boteco e vi um menino descalço andando pelas ruas do centro. No mesmo instante lembrei daquele par de tênis inútil no fio. Pra quê?

  Voltei para casa acelerada e pensativa. Paro no mesmo farol e encaro aqueles tênis intrigada.

   Abro a porta de casa, tiro meus sapatos e penso: Como pode alguém jogar um par de tênis no fio enquanto outro alguém não tem o que calçar? 

Um comentário em “Tênis a fio”

Deixe um comentário