Cultura

Sesc cria curso para discutir a série ‘Black Mirror’

O futuro de “Black Mirror”, de certa maneira, é o nosso presente. A força da tecnologia está presente em todos os momentos no convívio social. As pessoas dependem de um meio de curtida altamente fervoroso em que o número de likes afirma se você é famoso ou não. E, obviamente, estão dependentes deste meio. Fechar-se em seu quarto sem sair às ruas e não querer olhar para outros seres é um futuro desta série que é, sobretudo, nossa atualidade. Ou o ato de querer fotografar e gravar ao invés de ajudar aquele que está passando por dificuldades e problemas.

Todos esses temas abordados pela série poderão ser discutidos e debatidos em conjunto. O Centro de Pesquisa e Formação do Sesc realiza uma série de quatro encontros sobre o programa.

As aulas, que começam no dia 3 de abril, ocorrerão às segundas-feiras. As inscrições abrem no dia 23 de março e podem ser feitas pelo site sescsp.org.br/cpf ou em qualquer unidade de São Paulo do Sesc.

tumblr_oerb6i6ilw1u7cof9o2_540

Conheça a programação:

Dia 3/4

“White Bear”, “Hated in The Nation” e “White Christmas”: Novas tecnologias de controle e a espetacularização da punição – com Mauricio  Stegemann Dieter, professor de Criminologia da Faculdade de Direito da USP. Pós-Doutor em Política Criminal pela UERJ. Pesquisador no Instituto Max Planck.

Dia 10/4

“The Waldo Moment”: populismo e espetacularização da política – com Pablo Ortellado, professor do curso de Gestão de Políticas Públicas da EACH-USP e coautor do livro “20 Centavos: A Luta Contra o Aumento” (Veneta, 2013).

Dia 17/4

“The National Anthem”: dilemas éticos na arte contemporânea – com Luiz Guilherme Vergara, professor da UFF. PhD no Programa de Arte e Educação do Departamento de Arte da Universidade de Nova Iorque. Foi curador/diretor do Museu de Arte Contemporânea de Niterói de 2005 a 2008 e de 2013 a 2016.

Dia 24/4

“San Junipero”: avatares e sociabilidade no universo virtual – com Claudio Luis de Camargo Penteado, professor Associado da UFABC, pesquisador do LabLivre (Laboratório de Tecnologias Livres) da UFABC e do NEAMP (Núcleo de Estudos em Arte, Mídia e Poder) da PUC SP.

Criada por Charlie Brooker, a série pode ser vista pelos brasileiros na Netflix. É recomendável que os participantes assistam previamente aos episódios.

Centro de Pesquisa e Formação do Sesc – R. Dr. Plínio Barreto, 285, 4º andar, Bela Vista, região central, tel. 3254-5600. 40 vagas. Seg.: 19h30 às 21h30. A partir de 3/4. Até 24/4. 16 anos. Inscrições pelo sescsp.org.br/cpf a partir de 23/3. Valor: R$ 15 a R$ 50.

Deixe um comentário